top of page

Roberta Campos reinventa 'Lumiar' de Beto Guedes

Música faz parte da trilha sonora de 'Vai na fé', novela da TV Globo



Roberta Campos regravou a faixa "Lumiar" de Beto Guedes. A faixa faz parte da trilha sonora da novela Vai na Fé da TV Globo e foi produzida por Roberta e Alexandre Fontanetti. A nova versão da música será tema do par romântico interpretado porClaudia Ohana (Dora) e Zé Carlos Machado (Fabio).

Confira abaixo a entrevista exclusiva com Roberta Campos sobre a faixa:




RS: Qual sua expectativa com a música sendo trilha da novela?

Roberta Campos: Essa é a minha vigésima primeira música em trilha sonora de uma novela! A primeira vez aconteceu em 2011, em Malhação, na rede globo, depois tive músicas em outros horários e também em outras emissoras de televisão.


É incrível! A forma que a pessoa escuta a música com uma história, com uma imagem, a leva pra um lugar diferente de quando ela ouve somente o áudio, e isso é muito interessante! Além de todo o prestígio da confiança de um projeto tão grande atrelar o seu nome, a sua arte a ele.

Eu ajudo a descrever as cenas em que minhas músicas estão presentes e isso é grandioso pra mim! Assim como grandioso foi, ter pela primeira vez o convite de fazer essa releitura da canção "Lumiar" de Beto Guedes e Ronaldo Bastos exclusivamente para a novela“Vai Na Fé”.

Das outras vezes minhas canções foram escolhidas depois de prontas, agora a emoção foi diferente, principalmente em se tratando de uma escolha dessas. Eu amo essa canção. O disco do Beto GuedesA Página do Relâmpago Elétrico é o meu preferido e "Lumiar" é uma de minhas canções mais queridas desse álbum.


RS: Como foi recriar a faixa?

Sem perder a essência da composição, a levei para um caminho mais ensolarado, leve e acústico. Trouxe a canção pro meu mundo, como sempre faço com as releituras que gravo! Eu adoro fazer isso, venho da escola dos bares, toquei muito na noite e desde aquela época eu já relia todas as canções que tocava, é uma coisa minha. Eu nem sei copiar, sempre toco as músicas do meu jeito e isso me ajuda a fazer essas regravações, sem esforço, só deixo o coração conectar com a canção e me levar pro lugar que ela mora em mim! É como se eu estivesse compondo junto com a pessoa que a fez!


RS: Quais foram as inspirações para a nova versão?

Eu já sabia como seria a novela, que a música é tema da personagem de Carolina Dieckmann, que na trama se chama “Lumiar” por conta da música. Também me passaram o astral do núcleo onde a Carolina vai atuar mais, que fica em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Um lugar bucólico, cheio de natureza, pássaros, água, um lugar feliz!

Esse foi o primeiro passo para me inspirar a fazer esse novo arranjo, juntando com o que a letra fala. Ela tem uma mensagem muito positiva, radiante, passa um sentimento bom pra mim, então eu transformei os acordes menores em maiores nos finais das frases, e dei um pouco mais de leveza pra música, saindo do arranjo original - lindo por sinal, mais psicodélico.

RS: Como foi pra você gravar uma música tão importante da carreira de Beto Guedes?

De entrar na obra de Beto Guedes e viver esse momento lá dentro. Como eu disse, o disco em que Lumiar pertence, é o meu disco preferido, então além de um presente pra minha vida, é uma honra pra mim!

RS: Qual a primeira vez que a ouviu?

Um dia eu estava num sebo aqui em São Paulo e comecei a comprar alguns discos de vinil, foi aí que encontrei vários vinis do Beto Guedes que eu não tinha, inclusive A Pagina do Relâmpago Elétrico estava entre meus achados. Desse disco, eu conhecia somente a canção “Maria Solidária” na voz do Milton Nascimento. No mais, era tudo inédito! Atraída pelo nome sugestivo do disco, eu me encantei com tudo que ouvi! Foi assim meu primeiro encontro com LUMIAR.


https://rollingstone.uol.com.br/musica/roberta-campos-reinventa-lumiar-de-beto-guedes-entrevista/


Comentários


TOP POSTS
RECENTES
CATEGORIAS
bottom of page